JM Services - шаблон joomla Создание сайтов

Tendo em conta o nosso projeto educativo: ”A Terra”, foi planeada e organizada uma visita de estudo ao Visionarium com os objetivos de promover o ensino experimental das ciências e desenvolver o espirito da observação, a curiosidade científica e o trabalho em equipa.

O visionarium fica situado em Santa Maria da Feira, é um centro de ciência, ou seja um museu de ciência interativo, à semelhança da cidade das ciências de La Villette (França) ou de exploratium (EUA), sitio onde se podem realizar experiências manipulando os equipamentos expostos.

Assim no dia 22 de abril de 2015, as crianças do jardim de infância viajaram rumo a Santa Maria da Feira com a finalidade de visitarem e explorarem o Visionarium.

Após a entrada no Visionarium dirigiram-se ao auditório onde assistiram a um espetáculo que tinha a finalidade de criar o estado de espirito para a visita.

A visita dividiu-se em três partes / salas diferentes:

- a odisseia da Terra, onde puderam descobrir os conceitos e as noções cientificas ligados à exploração do nosso planta, um ambiente dominado por uma estrutura cenográfica, inspirada nas coordenadas terrestres e nos mapas antigos, permitindo uma compreensão viva dos princípios da orientação e cartografia, das máquinas simples e da mecânica do fluido;

- a odisseia do Universo, ambiente evocativo do espaço, descobrindo modelos de representação do universo, o funcionamento dos instrumentos utilizados na astronomia, o sistema planetário.

- a odisseia da Vida, percorrendo um espaço que evoca as circunvoluções do cérebro humano, aprendemos a espantosa diversidade dos seres vivos. Tiveram oportunidade de ver como funcionam o código genético, o cérebro e os sentidos: a vista, o ouvido, o tato e o olfato.

Claro que depois de tanto experimentar/aprender, também houve momento de descontração, após o almoço dirigiram-se ao centro de Santa Maria da Feira e num parque infantil divertiram-se e lancharam.

Antes de regressar à escola ainda passaram no castelo de Santa Maria da Feira, onde entraram e viram um filme sobre a história do castelo.